As soft skills, ou habilidades comportamentais, têm sido colocadas cada vez mais no centro de debates quando o assunto é o mercado de trabalho e o desenvolvimento humano. Mas por que elas têm se tornado cada vez mais importantes para a formação de times cada vez mais fortes?

 

As soft skills e a pandemia: Qual a relação?

Em um cenário de reestruturação dos moldes de trabalho, as soft skills são fundamentais. Sabemos que a pandemia mudou completamente a dinâmica de trabalho das empresas de todo o mundo. Milhares de trabalhadores tiveram que se adaptar a uma rotina nova, muitos deles de uma forma abrupta e repentina.

Este contexto somado a uma constante cobrança pelo aumento da produtividade e ao isolamento social, têm criado colaboradores cada vez mais cansados e esgotados emocionalmente.

Não é novidade para ninguém que uma equipe de alta performance só é formada caso os colaboradores estejam motivados e saudáveis.

Um estudo da Robert Half mostra que 52% dos funcionários entrevistados consideram que a sensação de equilíbrio entre qualidade de vida e trabalho piorou desde o início da pandemia. As plataformas de terapia on-line também registraram um aumento de 42% nas menções à Sindrome de Burnout, a doença conhecida popularmente como a síndrome do esgotamento profissional.

Ou seja, as equipes de trabalho estão extremamente enfraquecidas e desenvolver as soft skills nunca foi tão importante como agora.

Desenvolver as soft skills do seu time nunca foi tão importante!

As soft skills impactam diretamente a forma como você lida consigo mesmo e com sua equipe. Em um ambiente enfraquecido por fatores externos, desenvolver as habilidades comportamentais e utilizá-las a favor da organização para criar uma relação de trabalho mais harmoniosa, é primordial.

As soft skills farão com que a relação pessoal com o trabalho se torne mais leve, assim como a relação com os colegas se torne mais produtiva. E isto é benéfico tanto para o colaborador quanto para a organização. Para o colaborador porque este passa a ver propósito e motivação em seu trabalho, e para a organização porque esta melhora seus níveis de produtividade e melhora seu clima organizacional.

Algumas das habilidades descritas abaixo, por exemplo, são essenciais para a criação de um trabalho em grupo harmônico, e em um ambiente que está se reestruturando (Como o funcionamento de algumas empresas em sistemas de trabalho híbrido), elas podem ser fundamentais para fazer com que o trabalho ocorra de forma eficiente:

  • Controle das emoções;
  • Comunicação assertiva;
  • Positividade;
  • Capacidade de planejamento;
  • Resolução de conflitos.

Inteligência Emocional: Ela pode ser o diferencial para o seu time!

Uma pesquisa realizada pelo PageGroup revelou que a inteligência emocional será a soft skill mais procurada pelos empresários e recrutadores brasileiros em um cenário pós-pandemia.

Essa skill é responsável pela capacidade de avaliar e lidar bem com os próprios sentimentos e com os dos colegas da equipe, e no cenário atual, ela é essencial para a criação de times equilibrados, coerentes e unidos.

Segundo o mesmo estudo, as habilidades que serão mais valorizadas pelas altas gestões no Brasil serão:

Inteligência Emocional (42,9%)
Trabalho em equipe (38,4%)
Comunicação assertiva (31,1%).

Tendo em vista este cenário, o que você tem feito para preparar seu time para 2022? Sua equipe tem desenvolvido as soft skills necessárias para se tornar cada vez mais unida e produtiva?

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