5 Ações ESSENCIAIS para uma carreira de sucesso

Em 2020 eu completei 30 anos de trabalho, já que comecei a trabalhar com apenas 15 anos, vendendo produtos de beleza e bijouterias.

por Lorena Lacerda

Desde muito cedo eu sabia que a responsabilidade por criar uma carreira de sucesso era minha, e que eu não iria perder a oportunidade de ser extremamente bem-sucedida.

Nestes anos todos ajudei inúmeros profissionais a construírem trajetórias de sucesso, prosperarem como empresários, crescerem como líderes, conseguirem novas posições no mercado de trabalho, se realizarem profissionalmente.

Então, baseando-me em minha experiência com minha própria carreira e, também, com as experiências de todos que apoiei (e foram mais de 2.500 profissionais como meus alunos de treinamentos, clientes de consultoria, coachees, mentorados e minha própria equipe), cheguei às 5 ações essências que todo profissional deveria implementar para construir uma jornada de sucesso na carreira:

1.

Objetivos claros

Como a frase do filme Alice no País das Maravilhas, “para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.  Então, afinal, você tem clareza do que deseja para sua carreira? Mas não somente para a carreira, para cada área da sua vida?

Porque, para mim, sucesso é sinônimo de satisfação em todas as áreas da vida: profissional, saúde, relacionamentos íntimos, relacionamentos familiares, lazer, finanças... Somente alcançamos sucesso quando vivenciamos um equilíbrio em todas estas horas.

Então, seja claro sobre seus objetivos! Escreva cada um deles, planeje o como alcançar, o prazo que quer alcançar, quem pode te ajudar e quais recursos você precisará para isso.

2.

Autoconhecimento

Se você não se conhecer muito bem, correrá o risco de estabelecer objetivos que não estão alinhados com seus valores pessoais, com seus talentos, com aquilo que te brilha os olhos.

Ao se conhecer, você saberá que tipo de carreira deseja ter, que tipo de empresa deseja construir ou em que tipo de empresa deseja trabalhar.

Além de ser fundamental para as escolhas de carreira que você fará, se conhecer é a base para que você possa compreender seus talentos, suas forças e suas fraquezas, de forma a colocar foco naquilo que te diferencia e naquilo que precisa ser desenvolvido.

3.

Autodesenvolvimento

Se você estudar as biografias dos profissionais mais bem-sucedidos do mundo verá que todos citam um segredo comum: nunca pararam de aprender.

Portanto, se você não dedicar tempo, energia e recursos financeiros para isso, dificilmente terá uma carreira de sucesso.

Desenvolver novos conhecimentos e novos comportamentos é condição chave para você estar sempre em crescimento, apto para alçar novos vôos, para superar os desafios que sempre surgem no caminho, para se diferenciar dos demais e ser promovido, para se destacar dos concorrentes, por exemplo.

4.

Networking sólido

Ninguém prospera sozinho, todos precisamos de ajuda em algum momento da jornada. E é nessas horas que percebemos o quanto construímos um networking (rede de relacionamentos) sólido.

E, para isso, você precisará nutrir sua rede! Sim, porque tem muitas pessoas que somente buscam os membros da rede quando precisam de ajuda (numa indicação para novo trabalho, por exemplo).

Demonstre interesse genuíno pelas pessoas com quem convive, saiba que o mundo dá voltas, que seu líder de hoje pode ser seu liderado de amanhã (e vice-versa), que a empresa que você está reclamando hoje pode ser a sua empresa dos sonhos do futuro, então, sempre, deixe as portas abertas.

5.

Soluções ganha x ganha

Crescimento, sucesso, prosperidade.  Essas palavras combinam diretamente com uma quarta: generosidade.  Portanto, não seja mesquinho, egoísta, colocando seus interesses sempre como prioritários, na busca de sempre ganhar algo a mais, mesmo que isso implique no outro lado estar sempre perdendo.

Profissionais de sucesso sustentável, ou seja, que continuam em crescimento na carreira, são aqueles que sabem ser flexíveis e ajudar aos outros, assim como pedem ajuda e esperam ser ajudados.

Para isso é importante uma dose grande de empatia, de forma a compreender a situação da outra parte e buscar uma alternativa que permita a ambos avançarem, juntos, reforçando a admiração mútua e o senso de parceria.

Porque uma carreira de sucesso é construída em parcerias de sucesso, entre você e seus colegas, você e seus líderes, você e as empresas, você e seus clientes.

Conheça nossos Autores

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Lorena Lacerda
Master Coach de Executivos, de Times e Mentora de Gestão há mais de 22 anos, com mais de 2.600 horas de atendimento, Coach adjunta do CCL (EUA). PCC - Professional Coach Certified pela ICF – Federação Internacional de Coaches, desde 2009. Já atuou como Instrutora da Formação Internacional de Coaching do ICI - Integrated Coaching Institute®️. Foi membro da Diretoria da ICF Brasil por 6 anos e como Vice-Presidente por 3 anos.
Lorena LacerdaCEO do Grupo Valure, Coach e Mentora de Executivos, Sócia-Fundadora e Diretora de Conteúdo da StepU

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