Trabalhar com comunicação nem sempre é algo simples, ainda que essa seja uma necessidade inerente a qualquer negócio, independente do segmento ou do porte.

 

Existem diversas barreiras inerentes ao relacionamento interpessoal e, com a transformação digital, é preciso ter ainda mais cuidado em relação à linguagem, mídias e formatos usados, para garantir que a mensagem seja transmitida com eficácia.

De acordo com Timothy Altaffer, presidente da consultoria internacional Axialent, o papel do líder nesse processo é imprescindível:

“Os funcionários não deixam más companhias – eles deixam, na realidade, os chefes ruins. Ou seja, se comunicar efetivamente com seus empregados deve ser uma tática fundamental para a saúde da organização.”
Essa não é uma opinião isolada. O Leadership Quarterly, estudo publicado pela Universidade do Estado da Flórida verificou ruídos na comunicação e falhas por parte dos líderes, que impactam diretamente na motivação das equipes e nos resultados:

Dos trabalhadores que participaram da pesquisa

39% disseram que o seu supervisor não consegue cumprir as promessas
24% indicaram que o seu chefe invadiu sua privacidade;
23% disseram que seu supervisor culpava os outros para encobrir erros pessoais ou minimizar a situação.
27% afirmaram que o seu supervisor fez comentários negativos sobre eles para os outros funcionários ou gerentes

Se todos sabemos nos comunicar, por que comunicamos tão mal?

Nem sempre uma interação significa boa comunicação. Entre o que uma pessoa fala (como fala e através de que meio fala) e o que a outra compreende existem muitos fatores que podem interferir.

Por isso, aprender sobre comportamento humano e buscar aprimoramento constante em soft skills como a empatia são tão importantes para ter uma comunicação assertiva e eficaz.

Mas existem três pontos principais que causam ruídos na comunicação, e precisam ser levados em conta por você, gestor, que quer otimizar o relacionamento e a performance das pessoas que trabalham com você. São eles:

  • diferenças culturais;
  • condições fisiológicas e físicas;
  • recursos tecnológicos incompatíveis.

Comunicar não é só falar ou escrever.

Existem muitas outras nuances na comunicação como a expressão corporal, tom de voz, vestuário, cadência na fala para que o emissor da mensagem se torne um exímio comunicador, capaz de promover mais leveza e fluidez em todas as suas interações.

Isso significa que para os processos corporativos serem potencializados, você precisa investir na habilidade de comunicação do seu capital humano. Mas como desenvolver isso, na prática?

1. Criando um ambiente acolhedor

Colaboradores que se sentem acolhidos no local de trabalho são 12% mais produtivos, segundo estudo publicado pela Universidade de Warwick, uma das mais renomadas do Reino Unido. E criar esse ambiente depende que você invista em ações simples como:

  • lembretes nos aniversários ou um day-off (dia de folga);
  • happy hour com a sua equipe;
  • almoço (se possível) com seus liderados e colaboradores de outros departamentos;
  • aprimoramento da sua capacidade de escuta;
  • pesquisas de clima.
2. Liderando pelo exemplo

Se você ocupa um cargo de liderança, entenda que suas atitudes e palavras devem ser como um porta-voz e um reflexo da cultura organizacional. Você é (ou deve se tornar) o exemplo a ser seguido. Logo, se a intenção é interação eficaz e de qualidade dentro da empresa, é preciso partir dos líderes o estímulo ao diálogo com e entre os liderados.

3. Invista em treinamentos de comunicação para todo o time

Eles são essenciais para garantir que todos estarão alinhados. Isso porque muitas pessoas apresentam boas habilidades de comunicação, outras nem tanto, então somente com a capacitação essa competência pode ser aprimorada. Será um aprendizado com aplicação em diversos contextos organizacionais, desde uma apresentação em público até negociações com fornecedores e clientes.

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