O ambiente de aprendizagem on-line já faz parte da realidade de milhares de organizações mundo à fora, entretanto, a pandemia antecipou em no mínimo 5 anos as estratégia de implementação dessa modalidade, acelerando as ações de estratégia das áreas de Recursos Humanos quanto a aprendizagem à distância, que já estavam em andamento, assim como fez com que as organizações que nem pensavam nesse formato, incluíssem em suas pautas de planejamento o ensino à distância e uso da tecnologia para facilitar seus processos. Com o desenvolvimento das tecnologias da comunicação, com maior destaque para a internet, o cenário está muito favorável para as equipes de treinamento das empresas. Agora, é possível padronizar a transferência de conteúdo para todos os profissionais, independentemente de localização geográfica, fuso horário ou idioma.

O que considerar para implementar o EAD?

Implementar um programa de ensino a distância na empresa é um desafio, pois requer alguns requisitos básicos para que seja uma aposta de sucesso.

Seguem algumas dicas importantes para realizar essa implementação com menor risco:

1. Acessibilidade
Os conteúdos oferecidos às equipes que vão passar pelo treinamento a distância devem ter fácil acesso. E isso está diretamente relacionado à escolha da plataforma.

2. Mobilidade
Diz respeito ao fácil acesso dos conteúdos a partir de qualquer dispositivo. tablets, smartphones, notebooks e desktops devem abrir perfeitamente a plataforma de ensino.

3. Interatividade
Garantir a interatividade é muito importante para manter o interesse dos alunos para concluírem os treinamentos. No caso dos treinamentos assíncronos, como não existem instrutores, colegas e salas de aula físicas, que proporcionam interações face a face, é preciso apostar em estratégias que prendam a atenção dos alunos.

4. Medição
Não basta apenas contratar uma empresa experiente, que ofereça uma plataforma de treinamento a distância com conteúdos consistentes. É dever da organização que treina seus colaboradores acompanhar o desempenho do programa escolhido. Os resultados alcançados devem ser aferidos!



E caso ainda tenha dúvida com relação a implementar o EAD na sua empresa e/ou precisa de argumentos junto a Direção, veja alguns benefícios que o aprendizado á distância pode fornecer:

1. Capilaridade - acessibilidade e flexibilidade. A divulgação do conhecimento chega em todas as unidades da empresa, independente da localização geográfica dos colaboradores.
2. Redução de custos - a empresa economiza em logística, hospedagens, alimentação, infraestrutura física e horas extras.
3. Mensuração dos resultados mais rápido.
4. Estimula o autodesenvolvimento - o aumento do protagonismo dos colaboradores com relação ao aprendizado.
5. Economia de tempo - os colaboradores não precisam sair de onde estão para aprender, e dessa forma economizam tempo e aumentam sua produtividade.


Daqui para frente as empresas e pessoas terão que adaptar-se a essa nova realidade: os treinamentos, aulas, reuniões, palestras, eventos no formato on-line vieram para ficar.

E como você e sua empresa estão se preparando para essa nova realidade?

Conheça nossos Autores

.
Claudia Lisboa
É sócia-proprietária da ns2a, baseada em São Paulo, Brasil, Susana oferece coaching executivo e programas de desenvolvimento de liderança e gestão para executivos, times e grupos na América Latina, América do Norte e Europa.
Claudia LisboaClaudia Lisboa é Fundadora e Diretora de Conteúdo da StepU e Especialista em Soft Skills

Imprimir