Propósito - Descubra o seu porquê

“O que te faz acordar cedo todos os dias?” certamente alguém já te fez esta pergunta aliás, é bem provável que você mesmo ao longo de sua vida já se perguntou “o que estou fazendo aqui?”

Por Jorge Matos

Vou contar a minha história, bem no início da minha carreira, eu era escriturária em uma grande multinacional americana, tinha um bom salário, muitos benefícios e uma carreira promissora pela frente.  Eu gostava do meu trabalho, principalmente pelas relações com meus colegas, era um ambiente com muitas pessoas.

Depois de passar por diversos departamentos e ter alcançado duas promoções, meu chefe me chamou e disse “Pra você ser Coordenadora aqui, você precisa fazer um curso de Contabilidade”. Aqui estava o problema, eu já estava me formando em Pedagogia e trabalhava na área contábil, recebia vários feedbacks de que meu trabalho era excelente, mas eu falava demais e por vezes incomodava na concentração de algumas pessoas. A única coisa que eu sabia naquele momento era que eu gostava mais de gente do que de números.

 

Bem, descobri então que tinha que trabalhar com algo que me fizesse realmente feliz. Naquela época eu não tinha conhecimento sobre propósito e nem sobre mim mesma. Só sabia que aquele trabalho não me fazia feliz o suficiente e eu não sabia exatamente o porquê. Eu tinha que tomar uma decisão, fazer faculdade de Ciências Contábeis ou trabalhar com pessoas. A partir daí comecei a buscar oportunidades na área de RH e mais especificamente em treinamento. Nesta mesma empresa, fiz vários movimentos para iniciar na área de RH, sem sucesso, tomei uma importante decisão, pedir demissão e ir buscar o meu propósito. Minha família e meus amigos foram contra, eu não sabia exatamente o porque mas sentia que tinha que ir a luta. Pois bem, saí dali e fui trabalhar na área de RH onde atuo até hoje.

Naquele momento eu estava seguindo a minha intuição. Bem, e o que isso tem a ver com propósito?

O propósito é aquele impulso que te faz fazer as coisas da melhor maneira, que te faz acordar cedo e mesmo com as dificuldades, você se motiva, acredita e continua trabalhando com alegria.

Segundo Simon Sinek, autor do Círculo Dourado, tudo começa com o “Porquê”. Este conceito trabalha o olhar de dentro pra fora definindo o propósito da sua ideia, do seu projeto ou da sua vida. Tudo começa com o porque você faz o que faz. Quais os motivos na sua essência que te levam a agir em prol dessa ideia. Depois que descobre o porque, fica mais fácil identificar “como” fazemos o que fazemos e por fim “o que” fazemos.

Para compreender e ir atrás do seu porque, precisamos observar acontecimentos, sentimentos e pessoas recorrentes em nossas vidas. A partir daí, você terá um rascunho do seu porquê. Leia e releia, até que você tenha mais clareza.  O seu propósito guia tudo o que você faz na vida.

Existem várias técnicas para descobrir o seu propósito.

Acredito em 3 pilares fundamentais:

1.

O autoconhecimento:

Quanto mais você se conhece e conhece as suas potencialidades, mais você busca a realização. Um cliente meu, que é CEO de uma indústria do mercado hospitalar, com apenas 36 anos de idade, me disse certa vez “Ana, o autoconhecimento é tudo”.  Conhecer o seu talento é como dirigir a sua própria vida, é fazer com facilidade, aquilo que muita gente tem a maior dificuldade em fazer.

2.

Relacionamento Interpessoal:

Como acredito que o propósito tem a ver com os valores, com a forma de ser relacionar com as pessoas, a tomada de decisão e o seu porque está ligado aos sentimentos de confiança e lealdade. A forma como se relaciona com as pessoas, favorece ou enfraquece o seu propósito. Suas ações afetam o mundo de alguma forma, pense nisso.

E o terceiro pilar é, quem vai se beneficiar com as suas ações.

3.

Que necessidade o seu propósito atende ao mundo:

Viemos para cumprir o nosso papel, diante de uma necessidade no mundo, por menor que ela pareça pra você, suas atitudes trarão os melhores resultados, resta refletir sobre o que ou quem está se beneficiando com suas ações. Nos meus atendimentos de coach sempre tem um coachee que diz “Ana você está me ajudando demais, minha vida mudou depois deste processo” e muitas vezes me questiono, o que será que gerou este sentimento nele? E muitas vezes está em um despertar em relação ao sentido para a vida.

Seguir o seu propósito não significa que a vida será fácil. Os problemas vão ocorrer, mas você não mudará o seu foco e vai encontrar energia pra continuar fazendo seu trabalho.

Encontrando o seu propósito, você estará a um passo para planejar a vida e encontrar a plenitude.

Mergulhe fundo e siga em frente!!!

Conheça nossos Autores

.
Ana Penarotti
Ana Penarotti é especialista em Gestão de Pessoas, atua no desenvolvimento de líderes, fundadora da Ciclo85, membro dos Empreendedores Compulsivos, coach e consultora organizacional é co-autora do livro PNL e Coaching. Docente em cursos de pós-graduação e facilitadora de grupos de estudos na ABRH.
Ana PenarottiCEO CICLO85

Imprimir