Não é novidade alguma que o agro é um dos mais importantes pilares da economia brasileira, sendo responsável por quase 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do nosso país.

 

E que, mesmo com os efeitos da pandemia, esse foi um dos poucos setores que seguiu apresentando crescimento, mais precisamente de 9,81% no primeiro semestre de 2021 - segundo dados divulgados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Ainda assim, para continuar em ascensão, os empresários do ramo precisam estar atentos a uma das principais tendências do mercado corporativo: o desenvolvimento de habilidades comportamentais (soft skills) nos times.

De acordo com estudo divulgado pelo site de recrutamento CareerBuilder, em 2021, 77% das empresas afirmaram que possuir habilidades comportamentais é tão importante quanto ter habilidades técnicas no dia a dia de trabalho.

E, para 2022, o cenário não será diferente.

Soft o que?

Se essa é a primeira vez que você tem contato com o assunto, a StepU explica:

Soft skill é um termo em inglês, usado por profissionais de recursos humanos para definir alguma habilidade comportamental ou competência subjetiva relacionada à maneira como o profissional lida com o outro (e consigo mesmo) em diferentes situações. 

Alguns exemplos são:

  • Resolução de Problemas;
  • Adaptabilidade à mudanças;
  • Empatia;
  • Inteligência Emocional;
  • Comunicação Interpessoal e capacidade de trabalhar em equipe;
  • Gestão do Tempo;
  • Mentalidade de Crescimento.

Resumindo: Soft Skills são aquelas habilidades que não estão, necessariamente, incluídas no currículo do profissional, mas que são determinantes para o sucesso dele no dia a dia da empresa, no campo, e também na interação com os seus colegas e clientes.

E como desenvolver habilidades comportamentais no meu time?

Ações simples podem ser a chave para começar a implementar uma mentalidade de aprendizado contínuo no seu negócio. De acordo com uma matéria divulgada pela Revista Forbes, em menos de dez passos é possível iniciar um processo promissor de desenvolvimento de soft skills na sua empresa. 

Nós resumimos eles aqui para você:

  1. Reconheça e estimule aqueles colaboradores que têm disposição e adaptabilidade para mudanças;

  1. Estabeleça uma cultura empresarial sólida (aplique questionários, promova reuniões ou discussões em grupo, como for melhor para a comunicação da sua companhia);

  1. Invista em educação e treinamentos contínuos para os seus colaboradores (a StepU pode ajudar você aqui);

  2. Faça avaliações de desempenho e feedbacks individuais;

  3. Quando tiver estabelecido quais soft skills são mais importantes para sua empresa e como atingi-las, continue motivando seu time a melhorar.

  1. Conheça o perfil comportamental dos colaboradores. Já existem muitos softwares capazes de mapear estes perfis com uma grande margem de acerto.

  1. Incentive a relação de confiança e ações para que a equipe seja mais independente: quando surgir um problema, deixe que suas equipes procurem a solução em conjunto, o que reforçará a autonomia e a união entre elas.

E você, já implementou alguma dessas ações para desenvolver as soft skills da sua equipe? Fale com a StepU, nós temos o planejamento certo para o seu agronegócio!


Imprimir