Você está preparado para liderar a transformação?

Mediando outro dia uma palestra sobre transformação digital e tendências de mercado, logo ao terminar uma senhora, no auge da sabedoria dos seus mais de 60 anos, se aproximou e fez o seguinte comentário:

por Claudia Lisboa
“Estou refletindo a respeito de todas essas mudanças que estão acontecendo e isso me motiva a aprender mais sobre tecnologia, entender os jovens de hoje e me preparar para os próximos 20 anos de minha vida”. Confesso que fiquei impressionado com a vitalidade daquela mulher.

Em um evento de Inovação recentemente, um jovem de 21 anos interagiu com os palestrantes e fez a seguinte pergunta: Considerando as tendências para o futuro, é melhor começar a trabalhar em uma grande empresa ou em uma startup?

Diferentes gerações buscando entender os novos caminhos do mundo moderno e que me inspiraram a escrever esse post, pois acredito na visão positiva do que vem pela frente. Que esse conteúdo possa promover boas reflexões...    

Foi-se a época em que os modelos de negócio eram bons o suficiente para gerar lucro no curto prazo e ter rentabilidade sustentável no longo prazo sem dar tanta importância para as tendências de mercado.

Em um cenário repleto de desafios, ser top 10 no ranking de mercado, ter uma boa estratégia e equipes de alta performance não é mais garantia de sucesso no jogo dos negócios. Quem poderia imaginar que 89% das empresas desapareceriam do mapa na lista da Fortune 500 entre 1955 e 2014, que existem 305 milhões de startups no mundo, que são feitas mais de 3 bilhões de buscas por dia no Google e que a geração conectada será 75% da população em 2025.   

Em um mundo dominado por algoritmos, onde a disrupção tornou-se “cool”, em que as startups viraram sinônimo de reinvenção e inovação e onde o poder das palavras se conecta com o poder de inspirar para transformar, somos convidados a deixar de lado o que nos trouxe até os dias de hoje e liderar a mudança em um dos principais momentos de transformação da história humana desde a revolução industrial.

Que palco é esse onde o “tsunami de mudanças”, suportado pela transformação digital, automatização e desintermediação, torna-se o ator principal de uma realidade inimaginável.    

É impossível não se surpreender com as impressoras 3D que constroem pontes, os carros autônomos e os computadores que simulam o cérebro humano. Esse é o novo mercado onde a magia da tecnologia convida todas as gerações para conhecerem um mundo repleto de oportunidades e inovações onde a robótica, Inteligência cognitiva, computação quântica e IOT, irão transformar a relação de consumo e de trabalho.

Com o acesso ilimitado a informação, a forma como trabalhamos e nos relacionamos não será mais a mesma e competências como: criatividade, intuição, emoção, resiliência, agilidade de raciocínio e tomada de decisão serão fundamentais no futuro para fazer a gestão dos diferentes modelos de negócio em novos ecossistemas.

Então deixo aqui um convite para todos nós: Vamos entender o que motiva as diferentes gerações, investir na educação e valorizar o aprendizado, gastar mais tempo para promover o autoconhecimento, arriscar mais, aprender com os jovens sobre ser adulto e com os mais velhos sobre vitalidade, e liderar a transformação para inspirar pessoas a viverem esse futuro repleto de oportunidades.  

Conheça nossos Autores

.
Marcelo Biasoli
Entusiasta da neurociência, do desenvolvimento humano e interessado em mergulhar profundamente no mundo do pensamento futuro e no poder das tecnologias emergentes para acelerar o aprendizado e as mudanças.
Marcelo BiasoliInnovation, Digital and Business Transformation, Growth Mindset, Strategy, Human Development

Imprimir