É inegável que apenas possuir uma boa formação acadêmica não é mais o suficiente para garantir uma posição no mercado de trabalho.

 

As habilidades comportamentais, ou soft skills, somadas a uma formação de qualidade, são o que mercado procura. Especialmente no cenário em que vivemos, elas são essenciais para a criação de equipes de alta performance. Leia o post que fizemos sobre o tema clicando aqui!

As soft skills são o que tornam cada profissional único!

As habilidades comportamentais são o que moldam e definem as características de um profissional, e consequentemente, da equipe em que ele trabalha. Citaremos alguns exemplos abaixo que podem ser fundamentais para o crescimento de uma organização:

  • Liderança;
  • Resolução de conflitos;
  • Positividade;
  • Resiliência;
  • Capacidade de trabalhar em equipe;
  • Inteligência emocional.

Por exemplo, mesmo que um colaborador seja brilhante e possua grande conhecimento, se ele não souber trabalhar em equipe, ele não conseguirá lidar bem com os colegas, não conseguirá se adaptar ao clima da empresa, e não conseguirá contribuir com seus conhecimentos para o crescimento do time.

O Relatório de Tendências Globais de Talentos 2019, do LinkedIn, apontou que 92% dos profissionais de recursos humanos e gerentes de contratação afirmam que as soft skills são tão importantes (ou até mais!) do que as hard skills.

Entendemos como hard skills aquelas habilidades que podem ser aprendidas ou ensinadas com maior facilidade, como por exemplo: Uma graduação, um curso de marketing, uma habilidade em manusear determinada ferramenta.

Não investir nas soft skills do seu time é ficar parado no tempo

Um estudo desenvolvido pela Udemy, aponta que no Brasil as soft skills aparecem como o terceiro item na lista entre os 10 primeiros daqueles que os profissionais desejam aprimorar atualmente.

Investir no aprimoramento das soft skills da sua equipe significa investir na formação de profissionais mais seguros e estáveis psicologicamente, com maior capacidade de contribuir para o próprio crescimento e para o crescimento da empresa.

A pesquisa que citamos acima comprova este cenário. O Relatório de Tendências Globais do LinkedIn 2019, apontou que 80% dos participantes acreditam que as habilidades comportamentais são responsáveis pelo sucesso da empresa da qual pertencem.

Tendo em vista a importância das soft skills, incluí-las no planejamento do desenvolvimento do seu time para o próximo ano é essencial para a formação de uma equipe mais produtiva.

Mas você sabe como fazer isso na prática?

Nós podemos te ajudar! Converse conosco e garanta o sucesso da sua equipe.


Imprimir